Principais alimentos que não podem faltar na sua dieta

de Roberto Pereira - Nutricionista

A alimentação é o ponto chave para obter um corpo perfeito e sem gorduras. Por isso, existem alimentos que não podem faltar na sua dieta de jeito nenhum! No artigo de hoje você vai descobrir que alimentos são esses e quais benefícios eles proporcionam para o organismo. Leia os próximos tópicos e confira!

Importância dos alimentos que não podem faltar na sua dieta

Os alimentos constituem um papel principal na busca pela redução de peso. Com uma alimentação equilibrada, aliada a prática de exercícios físicos, você consegue queimar a gordura localizada. Também garante que seu metabolismo acelere, facilitando a eliminação de gorduras.

Certos alimentos desintoxicam o organismo limpando o corpo de substâncias que impedem o emagrecimento. Outros, fornecem os nutrientes necessários para efetivar a absorção das vitaminas no organismo e potencializar os efeitos do exercícios físicos. para saber quais são esses alimentos, confira o próximo tópico.

Veja os alimentos que não podem faltar na sua dieta

Para uma dieta saudável rica em nutrientes e que auxilia no emagrecimento, alimentos como feijão, batata-doce, alho, arroz integral, peixe e ovos, por exemplo, não podem faltar. Existem vários outros alimentos muito importantes também, mas aqui estão os indispensáveis. Veja a seguir, o que cada um proporciona ao organismo.

Feijão

O feijão é um dos produtos mais consumidos pelos brasileiros. Por ser rico em ferro, fibras, proteínas, magnésio e zinco, ele é um dos alimentos que não podem faltar na sua dieta. Você pode combinar o feijão com um arroz integral, uma salada e uma carne branca, por exemplo. Assim, você terá um prato saudável, sem muitas calorias.

Batata doce

A batata doce é muito consumida por quem deseja aumentar a massa muscular e manter um corpo disposto. Os atletas consomem muito. A batata doce é uma excelente fonte de energia e apresenta baixo índice glicêmico. Também previne doenças cardíacas e fortalece o sistema imunológico.

Alho

Principal ingrediente utilizado para temperar as comidas, ou alho é um excelente desintoxicante para o organismo. Ele previne o envelhecimento precoce, combate doenças cardiovasculares e melhora a digestão. Tudo isso graças a presença das vitaminas B1, B6 e C e de outros vários nutrientes.

Arroz Integral

O arroz integral também é muito consumido por atletas e da mesma forma que os anteriores, ele é um dos alimentos que não podem faltar na sua dieta. Isso porque, o arroz no seu formato integral é fonte de vitaminas, minerais e fibras. O que contribui para a redução de peso de maneira saudável.

Ovos

Por muito tempo o ovo foi considerado um alimento maléfico para a saúde do ser humano. Mas com a quantidade de pesquisas e estudos sobre o assunto, chegou-se à conclusão que o ovo é extremamente importante para o organismo. Ele é rico em proteínas, ácido fólico, potássio, manganês, ferro e zinco.

Peixe

O peixe é um dos principais alimentos que é fonte de gordura boa. Rico em vitaminas A, E e do complexo B, o peixe fortalece o sistema imunológico prevenindo o corpo contra doenças cardíacas. Também ajuda a controlar o diabetes e potencializa as funções cerebrais.

Azeite de Oliva

O azeite de oliva é um potente imunizador do corpo que inibe a ação dos radicais livres. Esses elementos por sua vez são responsáveis por combater as células sadias. Deste modo, além de não conseguir emagrecer, a saúde fica prejudicada. Por isso, é importante fazer o consumo do Azeite de Oliva todos os dias.

Vegetais verdes escuros

Muito versáteis no modo de preparo, os vegetais verdes escuros como couve, agrião, espinafre e outros são excelentes fontes de vitaminas, nutrientes e fibras. Contribuem para a melhoria da saúde dos olhos e das células, além de fortalecer a imunidade. Você pode consumi-los no preparo de sucos ou no formato in natura.

Conclusão

Agora que você já sabe os alimentos que não podem faltar na sua dieta, é hora de começar a combinar os ingredientes. Não é preciso de muito para se alimentar saudável. Você pode, por exemplo, incluir o feijão, arroz integral e o azeite de oliva nas suas refeições diárias. O peixe você pode alternar com uma carne branca. 

Para os horários de lanches, você pode adicionar os ovos e a batata doce. Como o ovo é um ingrediente bem versátil, você pode consumi-los fritos no azeite de oliva, como ovos mexidos, por exemplo. Pode também consumi-lo junto com uma fatia de pão integral. Com esses alimentos, você vai emagrecer de forma saudável e leve.

Conheça mais sobre nosso blog

You may also like

Deixe um comentário